Configurar e instalar a máquina virtual Windows 10 – O seu PC Virtual

Há muitas razões para utilizar uma máquina virtual no Windows 10, mas a maioria delas são para a sua própria segurança. Tal como um sensato Software antivírus protege-o contra pragas da rede, a máquina virtual protege completamente o Windows 10. Uma máquina virtual é a sua própria entidade que actua separadamente do seu sistema operativo existente. Portanto, é uma boa alternativa à utilização do Gestor de arranque do Windows.

Virtual PC nach Lust und Laune verändern
Fonte: Ekaterina Bolovtsova da Pexels

Mostramos-lhe como montar uma máquina virtual sob Janelas 10 para montar uma máquina virtual e instalar em segurança o seu PC virtual. Mas primeiro, vamos explicar algumas noções básicas para o ajudar a compreender melhor.

O que é uma máquina virtual?

Uma máquina virtual (VM) no Windows funciona como um sistema separado que funciona independentemente e de forma autónoma em relação ao resto do PC. Daí o nome PC Virtual (ou Máquina Virtual em inglês). É uma réplica do seu computador, por assim dizer.

As vantagens de uma máquina virtual para Windows 10

A maioria dos utilizadores utiliza uma máquina virtual no Windows 10 para ensaios e testes sem comprometer ficheiros ou documentos importantes no PC real. Sempre quis criar um Ambiente de trabalho remoto montar uma máquina virtual? Ou tente desinstalar um determinado Actualização do Windows para desinstalar? Depois é melhor experimentar na sua máquina virtual em vez de mexer directamente nas definições do Windows 10.

Virtuelle Maschine bei Windows 10 im Einsatz

Mesmo um novo sistema operativo pode ser instalado virtualmente. Dessa forma, o Linux funciona sem problemas no Windows 10 e pode tirar partido de ambas as interfaces. Pode mesmo aceder a ofertas de software exclusivas desta forma. Além disso, pode executar conteúdos questionáveis na máquina virtual, tais como programas desactualizados que já tem no seu computador principal desinstalar têm. Todas as instalações permanecem presas na moldura virtual e não têm qualquer efeito sobre o exterior.

Configuração – Que máquina virtual para Windows 10?

Para activar uma máquina virtual, é necessário um software especial. Muitas aplicações têm dado provas e estão disponíveis gratuitamente, tais como Oracle VirtualBox VM ou o Reprodutor de estações de trabalho da VMWare. No entanto, vamos analisar mais de perto a solução integrada do Windows 10: Hyper-V da Microsoft.

Nota: Os componentes do Hyper-V já estão disponíveis com a edição correcta do Windows e só precisam de ser activados. Necessita de Windows 10 Pro ou Windows 10 Enterprise. Os utilizadores com uma licença para Windows 10 Home devem primeiro actualizar para um edição correspondente com antecedência.

Hyper-V unter Windows Features aktivieren

Para poder montar uma máquina virtual usando Hyper-V, proceda então da seguinte forma:

Configuração – Activação do Hyper-V

  1. Primeiro, é necessário activar a ferramenta da máquina virtual. Para o fazer, abra Definições (chave do logótipo do Windows + I), vá a Apps & Features e seleccione Programas e Funcionalidades em Definições Relacionadas. Aí encontrará a opção de activar ou desactivar as funcionalidades do Windows.
  2. A partir da lista de características do Windows, procurar a entrada Hyper-V e certificar-se de que a marca de verificação é confirmada. Depois reinicie o seu PC uma vez.
  3. Agora abra o aplicativo Hyper-V. Pode encontrar o programa através do menu Iniciar ou da função de pesquisa (tecla do logótipo do Windows + S).
  4. Na interface Hyper-V, clicar em Virtual Switch Manager em Actions on the right. Em External, seleccionar Create Virtual Switch.
  5. No primeiro campo de texto deve agora definir um nome atraente. Também é necessário certificar-se de que o tipo de Ligação está definido para Rede Externa. Finalmente, activar a opção Permitir a partilha deste adaptador de rede para o sistema operativo de gestão.
  6. Depois de confirmar com OK, uma mensagem de conectividade aparecerá em alguns casos, à qual deverá responder com Sim.
  7. Nesta altura, pode finalmente configurar a máquina virtual real no Windows 10. Novamente no lado direito da janela Acções, clique em Novo para aceder à opção Máquina Virtual.
  8. Definir outras configurações como desejar ou confiar nos padrões da Microsoft. Aqui também introduz o nome da sua máquina virtual. A Geração 1 é basicamente a escolha certa e deve atribuir pelo menos 4096 MB de memória. Para estar no lado seguro, deve também activar Usar memória dinâmica para este computador virtual.
  9. Note-se o caminho armazenado. Finalmente, tem de o introduzir no caminho da Memória paralelamente ao tamanho da máquina virtual que escolheu. Ainda sabe o nome do seu interruptor a partir do passo 5? Muito bom, porque entra como ligação.
So sollte deine virtuelle Maschine aussehen!

Configuração – Sucesso!

Parabéns! Depois de clicar em Next uma última vez, a configuração da sua máquina virtual está completa. Agora só falta instalar o sistema operativo da sua escolha. Para isso, como de costume, tem o seu ficheiro ISO ou o ficheiro ISO preparado USB-Stick pronto. Pode então aceder ao seu PC virtual clicando duas vezes em Connect nas acções Hyper-V.