Para proteger contra conteúdos nocivos, os sistemas operativos modernos oferecem uma riqueza de software diferente à escolha. Programas antivírus, tais como AVG Ultimate ou Avast Premier provaram a sua eficácia ao longo dos anos e protegeram numerosos dispositivos contra o acesso não autorizado. Se também utilizar uma destas soluções externas, pode sempre desactivar o Windows Defender integrado.
O Microsoft Defender Antivirus faz parte do pacote padrão de Janelas 10 e está activo no seu PC após a instalação. Analisa o seu sistema a intervalos regulares e verifica se há novos downloads em tempo real. Se agora depende de um outros antivírusSe depender de um programa de cada vez, a utilização de vários programas ao mesmo tempo pode levar a problemas e deixará de estar protegido de forma óptima.
Eis porque deve desactivar o Windows Defender para estar seguro. Basta seguir cada passo do nosso guia:
Como é que desactivo o antivírus Windows Defender?
- Abra as definições do Windows clicando no ícone da engrenagem no menu Iniciar ou premindo a tecla + I do logótipo do WindowsActivar a tecla Windows.
- Nas definições escolhe Actualização e Segurança e lá novamente no lado esquerdo Segurança do Windows. Clique no botão para abrir a Segurança do Windows.
- Aqui selecciona o separador Protecção contra Vírus e Ameaças, onde encontrará as definições para Protecção contra Vírus e Ameaças. Para desactivar o Windows Defender, clique em Manage Settings (Gerir Definições).
- Alterar os controles deslizantes sob protecção em tempo real e protecção baseada na nuvem de On para Off. Se lhe perguntarem se deseja realmente fazer alterações ao seu dispositivo, diga que sim.
- Pode agora sair das definições. Desactivou com sucesso o Windows Defender.
No entanto, a Microsoft programou todos os sistemas operativos a partir de Janelas 7 estão programados para voltar a ligar automaticamente o Defender se não utilizar outra protecção. No entanto, certas versões do Windows têm características avançadas que o podem ajudar neste caso:
Desactivar o Windows Defender através de políticas de grupo locais
Para executar os seguintes passos, o seu computador deve ter Windows 10 Pro ou o Versão empresarial deve ser instalado no seu computador. Pode saber se tem uma destas versões abrindo o Editor de Políticas do Grupo Local.
- Inicie a função Run do seu sistema operativo usando a tecla de logótipo Windows + R. Na caixa de texto, digite o comando gpedit.msc.
- No editor, abrir Configuração do Computador, seguido de Modelos Administrativos e Componentes do Windows. Aí clique na pasta do Windows Defender Antivirus.
- Na lista deve ver a entrada Desactivar o Windows Defender Antivirus. Faça duplo clique sobre ele e chegará às definições.
- Alterar a configuração de Activado para Deficiente e confirmar a sua escolha com OK.
- Depois disso, só tem de reiniciar o seu PC. É isso mesmo!
O Windows Defender é suficiente para o Windows 10?
Para trabalho simples ou navegação na Internet em sítios conhecidos, a protecção da Microsoft é suficiente. No entanto, se tiver sido capaz de desactivar o seu Windows Defender, deverá sempre recorrer a outra solução. Caso contrário, o seu sistema permanecerá desprotegido contra ataques externos McAfee Internet Security é recomendado, bem como Bitdefender Segurança Total é também recomendado.
Também pode utilizar programas como o AdwCleaner que já têm muitas características na versão gratuita. No entanto, ao escolher o seu antivírus, tenha cuidado para não cair em software inútil que o bombardeia com anúncios Segurazo Antivírus por exemplo, é conhecido por isso. Fique longe dele e não desactive o seu Windows Defender até que a sua segurança esteja bem colocada.