O seu menu Iniciar do Windows 10 não abre? Ou o visor não funciona, talvez fique apenas em branco e por isso perde funções essenciais? Como se pode reparar Janelas 10 para corrigir o menu Iniciar é tudo menos trivial, porque o erro pode estar em muitos lugares diferentes.
O mais tardar desde que a Microsoft se tinha despedido do design clássico com Janelas 8 tinha dito adeus, os problemas com o menu Iniciar também se acumularam. Após este passo controverso, o Windows 10 funde agora elementos clássicos como a lista de programas com os azulejos dinâmicos. O utilizador decide por si mesmo qual a variante que prefere.
Assim, todos devem ser capazes de lidar com o actual menu Iniciar – nada mais se interpõe no caminho de um Actualização para a versão mais recente do Windows nada mais se interpõe no caminho. A menos que ocorra um erro grave com o seu sistema operativo, razão pela qual necessita de reparar o seu menu Iniciar do Windows 10. Vamos mostrar-lhe a melhor maneira de o fazer.
Como posso corrigir o meu menu de arranque do Windows 10?
- Realizar actualização do Windows
- Reiniciar menu Iniciar e computador
- Verificar se faltam aplicações
- Restauração de ficheiros de sistema corrompidos
- Fazer pequenos ajustes
Assim, comecemos com o primeiro passo, que geralmente se revela útil para a maioria das mensagens de erro:
1. Etapa – Executar actualização do Windows
Se quiser corrigir o seu menu Iniciar, pode resolver problemas básicos ou pequenos bugs de exibição com uma actualização do sistema. Para o fazer, basta verificar as actualizações no local habitual, através das definições do Windows e depois Actualizar e Segurança. Infelizmente, não é invulgar que versões mais antigas do seu Sistema operativo têm falhas de segurança uma e outra vez.
Se normalmente abrir as definições clicando com o botão direito do rato ou utilizando o ícone da engrenagem no menu Iniciar, poderá ter agora um problema. Mas não se preocupe, o Windows 10 oferece numerosas opções para entrar em Definições. A solução mais simples é aceder às definições premindo a tecla Windows + I. Em alternativa, clique nas suas notificações na extrema direita da barra de tarefas e seleccione Todas as definições.
2. Passo – Reiniciar menu Iniciar e computador
Após a actualização, deverá agora ter pelo menos a versão 2004 do Windows. Isto é uma vantagem porque o menu Iniciar faz parte das aplicações do sistema desde o Windows 10, o mais tardar. É por isso que agora pode encontrar o processo no Gestor de Tarefas. Se quiser reparar o menu Iniciar, pode abrir o Gestor de Tarefas clicando com o botão direito do rato na barra de tarefas ou através de Ctrl + Shift + Esc. Já se deve encontrar no separador Processos , onde se procura a entrada Iniciar. Ao clicar em Terminar Tarefa, o menu Iniciar desliga-se automaticamente e reinicia-se.
O mesmo se aplica à aplicação StartMenuExperienceHost.exe, que se encontra listada no Gestor de Tarefas sob o separador Detalhes. Se os problemas não forem resolvidos posteriormente e Start e Cortana estão em faltaum simples reinício do PC irá muitas vezes ajudar. Se não tiver acesso ao botão On/Off no menu e o atalho Alt + F4 não funcionar, pode usar a função Run do Windows 10 para reparar o seu menu Iniciar. Para o fazer, prima a tecla do logotipo do Windows + R e escreva shutdown.exe /r /t 0 na caixa de texto para uma reinicialização limpa. Depois de voltar a entrar, o menu Iniciar deverá funcionar novamente.
3. Passo – Verificar se faltam aplicações
Se, por outro lado, notar que aplicações importantes não são exibidas no seu menu Iniciar, nem na lista nem nos azulejos, a melhor coisa a fazer é utilizar o Windows PowerShell. Pode abrir isto clicando com o botão direito do rato no menu Iniciar ou premindo a tecla do logótipo do Windows + X, se faltar a visualização. Certifique-se de que executa a aplicação como administrador e copie as seguintes linhas para a mesma:
- reg apagar “HKCUSoftwareMicrosoftWindowsTecrosoftCurrentVersionTileDataModelMigrationTileStore” /va /f
- get-appxpackage -packageType bundle |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($_.installlocation + “appxmetadataappxbundlemanifest.xml”)}
- $bundlefamilies = (get-appxpackage -packagetype Bundle).packagefamilyname
- get-appxpackage -packagetype main |? {-não ($bundlefamilies -contém $_.packagefamilyname)} |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($_.installlocation + “appxmanifest.xml”)}
Execute cada um destes quatro comandos com Enter para que possa corrigir o menu Iniciar. Para estar no lado seguro, deverá reiniciar o dispositivo uma vez depois.
A propósito: Já utilizámos várias vezes atalhos com a chave do logotipo do Windows. Se tiver problemas semelhantes com isto, podemos o nosso guia sobre este tema.
4. Passo – Restaurar ficheiros de sistema corrompidos
Outra forma de reparar o menu Iniciar é utilizar o Windows PowerShell (correr como administrador novamente). Porque o fundo também pode ser danificado. Portanto, verifica-os no PowerShell com o comando sfc /scannow. Se a aplicação reportar problemas com a integridade dos ficheiros, restaura uma imagem do sistema mais antigo entrando em DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth .
5. Passo – Fazer pequenos ajustes
Se nada disto ajudar, fica-se com pequenos truques que já conduziram ao sucesso em casos individuais:
- Encontre a sua placa gráfica no Gestor de Dispositivos do Windows 10 (chave do logotipo do Windows + X), desactive-a por um curto período de tempo com um clique no botão direito, reinicie-a e ligue-a novamente. Isto ajuda especialmente com os produtos Nvidia.
- Pode aceder ao modo tablet do Windows através das notificações (chave do logotipo do Windows + A). Se abrir aí o menu inicial e voltar à vista normal, vários problemas podem ser resolvidos.
- Criar um nova conta de utilizador e verificar se o problema com o menu Iniciar também existe aí. Se for este o caso, outras medidas, como a reparação de todo o sistema operacional, incluindo a recuperação, são normalmente a única coisa que pode ajudar.
Esperamos, contudo, que já tenha resolvido o problema e que não precise de investir mais tempo. Porque mesmo medidas simples como a Desactivação de Cortana acabam por ser desnecessariamente complicados em alguns casos. Isto raramente é culpa do utilizador, não importa se é você Windows 10 Home ou Windows 10 Pro utilizações. Mas com este guia, deverá ser capaz de corrigir o seu menu Iniciar do Windows sem qualquer problema.