O seu PC é lento a arrancar e demora muito tempo a arrancar? Este fenómeno diz respeito a todos os utilizadores que utilizam o Windows 10 ou alternativa Sistemas operativos ao longo de um período de tempo. Infelizmente, pode assumir que a sua máquina nunca será tão rápida como foi no primeiro dia. Mas há algumas dicas e truques que pode utilizar para acelerar o processo de arranque do Windows 10.
Abaixo, vamos apresentar-lhe as melhores dicas e truques. Muitos métodos provaram a sua eficácia ao longo dos anos e prometem uma redução por vezes significativa do tempo de arranque. Embora uma nova instalação do Windows ajude enormemente, é semelhante à Reparar o seu sistema não é absolutamente necessário. Portanto, no primeiro passo, concentrar-nos-emos nos recursos já existentes a bordo do seu PC.
Portanto, se quiser acelerar o processo de arranque no Windows 10, basta seguir o tutorial descrito abaixo.
Como posso acelerar o arranque do Windows 10?
- Utilizar modos alternativos em vez do desligamento clássico
- Limpar o arranque automático e acelerar o processo de arranque
- Reduza o tempo de arranque na BIOS do seu PC
Mas primeiro, vejamos em pormenor quanto tempo leva o seu PC a arrancar:
Ferramentas integradas: Quanto tempo leva o Windows 10 a arrancar?
Com a ajuda do visualizador de eventos integrado, o Windows documenta automaticamente quanto tempo o sistema demorou a arrancar. Aqui, nomeadamente depois do Instalação são armazenados vários registos, que, entre outras coisas, também dizem respeito ao desempenho. Se precisar de acelerar o seu processo de arranque, encontrará vários avisos(críticos) no menu correspondente:
- Inicie o comando Executar Windows 10, que pode encontrar clicando com o botão direito do rato no menu Iniciar ou utilizando a tecla do logótipo do Windows + atalho R. Poderá ter primeiro de abrir o seu Activar a tecla Windows.
- Insira Eventvwr no campo de texto e confirme com Enter.
- Agora, procure o submenu apropriado na árvore de pastas à esquerda. Clique em Application and Service Logs, seguido de Microsoft, Windows e finalmente Diagnostics-Performance. Aí se selecciona a entrada Operacional.
- No meio, verá agora os registos, fornecidos com data e hora.
Acelerar o arranque do Windows 10 com o Event Viewer
Se quiser acelerar o seu processo de arranque, preste atenção aos erros com o ID de evento 100. 200 e a tudo o que se relacione com o encerramento do seu PC. Se seleccionar a entrada mais recente, dê uma vista de olhos à mensagem Windows foi iniciada no centro inferior. Atrás do tempo de arranque, diz ao milissegundo quanto tempo demorou a arrancar.
Dica profissional: Se quiser definir o problema com o início de Janelas 10 um olhar mais profundo sobre os registos ajudará. Por exemplo, verificar o significado da identificação do evento. Enquanto 101 diz que um programa está a atrasar o PC, 102 diz que o problema é com um condutor. Para acelerar o seu processo de arranque, tome conta das causas que levam a atrasos com mais frequência.
Agora que tem uma boa visão geral das possíveis razões para um arranque lento do Windows 10, só falta um guia concreto sobre como pode acelerar o processo de arranque de forma sustentável:
1. Em vez do desligamento clássico, utilizar modos alternativos
Uma solução simples para um arranque rápido do Windows 10 que poderá conhecer do seu portátil: ao fechar o sistema não se desliga completamente, mas entra num modo de espera. Desta forma, não tem de iniciar todas as aplicações novamente e pode utilizar o dispositivo mais rapidamente. O modo de poupança de energia funciona de forma semelhante no seu PC de secretária. Sem um processo de arranque, começa-se directamente no Ecrã de bloqueioo que deverá acelerar o processo de arranque.
Dica profissional: Além disso, o arranque rápido deve estar activo no Windows 10. Porque ao contrário do que acontece com Janelas 7 por defeito, apenas um reinício inclui o encerramento completo de todos os processos. Se o seu PC for lento, verifique nas definições se o botão para activar o arranque rápido está seleccionado. Isto pode ser encontrado através da chave do logotipo do Windows + X nas opções de alimentação.
2. Limpar o arranque e acelerar o processo de arranque
Quanto mais aplicações e características instalar no seu PC, maior é o número de programas que são adicionados ao ecrã inicial. Aplicações que começam por si mesmas quando as botas do sistema acabam no Autostart. Para além dos processos essenciais do seu sistema operativo, estes incluem frequentemente serviços de actualização ou unidades de sincronização de certos fornecedores. Pode abrir o Gestor de Tarefas do Windows 10 pressionando Ctrl + Shift + Esc. Sob o separador Autostart, pode desactivar entradas individuais, o que acelera o processo de arranque.
Dica Pro: Pode obter uma visão geral alargada na configuração do sistema do Windows 10, que pode abrir mais rapidamente através da tecla + R do logotipo do Windows, onde executa o comando msconfig. Mudar para o separador Serviços. É melhor marcar a caixa Ocultar todos os serviços Microsoft. Depois verifique quais as funções de que realmente precisa.
3. Reduza o tempo de arranque na BIOS do seu PC
Se tiver inserido um DVD na sua unidade, o Windows por vezes digitaliza-o em busca de partições de arranque, o que custa segundos valiosos no arranque. O mesmo se aplica aos discos rígidos externos que estão permanentemente ligados ao PC via USB. Portanto, dê uma vista de olhos ao Gestão de discos. Deve desligar os suportes de armazenamento que não são permanentemente necessários do seu sistema se quiser acelerar o processo de arranque.
Dica profissional: Se o seu PC começar devagar, tem tempo suficiente para entrar na BIOS premindo F2 / F8 / F10. Dependendo da interface, procurar um menu chamado Avançado. Estará especialmente interessado em opções como Fast Boot, que desactiva o controlo adicional de todos os componentes de hardware no momento do arranque. Pode poupar mais tempo no arranque, ajustando a ordem de arranque. O disco rígido onde o seu sistema operativo está armazenado deve vir em primeiro lugar.
Com estas dicas, pode certamente poupar alguns segundos e acelerar o processo de arranque do Windows 10. Em geral, vale a pena criar mais espaço de armazenamento por Ampliar as divisórias. Caso contrário, podemos recomendar um artigo detalhado sobre o tópico de Limpe o seu PC e torne o Windows mais rápido recomendado. Quanto menos lixo de dados no seu computador, mais rapidamente muitos dos processos internos correm.